Hoje, quando falamos em marketing viral vem em nossa mente, facilmente, os principais vídeos que bombaram no youtube nas últimas semanas. O tal “vírus” nos diverte e entendemos que a novidade, irreverente ou chocante, realmente precisa ser passada a diante. Esquecemos, porém que o marketing viral pode se tornar uma arma poderosa para sua empresa, desde que ele seja utilizado de uma forma inteligente.
O termo “viral” surgiu quando, no início do ano 2001, com e-mails gratuitos que convidada os leitores a experimentar o serviço e fazer com que repassassem para terceiros, devido ao conteúdo criativo e dinâmico, sem qualquer esforço extra dessa empresa. Com a proliferação dos conhecidos spans, o marketing viral perdeu força pelo correio eletrônico e passou a dominar as redes sociais, como Facebook, Orkut e Twitter.
Para se entender a essência do viral é necessário que estejamos conectados. Sua disseminação é semelhante a uma epidemia, que passa de uma para 100 pessoas em questão de minutos, ou até mesmo segundos.
O que existe de fato no marketing viral é a troca entre o consumidor que recomenda essa ideia e os receptores, que têm a vida modificada pelo o que aquela ideia representa.
Ou seja, se sua empresa oferecer um conteúdo original pela internet, um serviço bem prestado e orientado, pode se transformar em um marketing viral sem a necessidade real de se escrachar determinados assuntos, para que gerem polêmicas e, assim, caiam nas graças do internauta.
Assim, todos saem ganhando na disseminação de um viral. Ao utilizar-se do viral numa estratégia de disseminação de uma mensagem, é preciso observar que algumas pessoas têm mais chance de espalhar o vírus para toda a sua rede. Os agentes contaminadores, que são o cerne da propagação de uma idéia viral, devem ser identificados e sempre cortejados para que uma estratégia de viralização funcione.
Mesmo assim, a tarefa de se criar e ativar um viral é bem mais difícil do que pode parecer. Agências, como uma agência de viagem, por exemplo, e clientes geralmente não possuem um conteúdo interessante que possa ser transformado numa mensagem que resulte num viral.
É preciso da ajuda de um profissional, que trabalhe com otimização de sites, para que sua empresa tenha sucesso em se propagar na internet, sem correr o risco de criar uma campanha inversa de marketing viral. O mesmo vírus que glorifica, também pode matar.
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As campanhas de conteúdo e exibição funcionam de maneiras muito semelhantes, onde você coloca anúncios direcionados em torno de conteúdo e informação relevantes em todos diferentes sites da rede de parceiros do Google. A principal diferença entre este e anúncios de exibição tradicionais é que você também pode usar palavras-chave exatamente como você faz nas suas Campanhas de Pesquisa. O Google pesquisa através de conteúdo relevante que corresponde a uma lista especifíca de palavras-chave especifícas. Há é claro, vantagens e desvantagens para as campanhas de conteúdo, como tudo o resto.
O Google é o maior mecanismo de buscas do mundo e isso não é novidade. O famoso termo dar um google já ultrapassou barreiras culturais e se tornou algo onipresente na vida das pessoas. Quando temos uma dúvida, imediatamente procuramos respostas no Google. O buscador é utilizado para tirar dúvidas e encontrar informação relevantes sobre locais, produtos e serviços. Esse momento de interesse possui um grande potencial, já que, se uma empresa possui a solução para algum problema, nada mais pertinente do que estar lá e se oferecer para resolve-lo.
Na pesquisa paga se encontram é quando seu orçamento de publicidade é gasto muito mais rapidamente do que eles anteciparam. Os anunciantes podem assumir que seu orçamento de anúncios os durante por um mês, apenas para descobrir que eles explodiram através de seu pequeno orçamento em questão de dias. Isso pode levar a mais equívocos sobre pesquisa paga, a saber, que é proibitivamente caro. No entanto, este não é necessariamente o caso e, na maioria das vezes, é o resultado de um mal entendido sobre o funcionamento do orçamento.